quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Mumificação

A mumificação é um processo artificial de se preservar o corpo humano e de animais, da decomposição após a morte.








A mumificação era realizada em oficinas encontradas perto das necrópoles. Este método aqui narrados eram utilizados nas oficinas do Império Novo e demorava quase 70 dias para a desidratação e a retirada de algumas vísceras. A primeira coisa que os embalsamadores faziam era retirar o cérebro, logo depois removiam as vísceras, através de incisão no flanco esquerdo. Logo após Esterilizavam as cavidades do corpo e das vísceras. Tratavam as vísceras: removendo o seu conteúdo, desidratando-as com natrão, secando-as e aplicando resina derretida. Enchiam o corpo com natrão e resinas perfumadas, depois cobriam o corpo com natrão durante 40 dias.



Removiam os materiais de enchimento e enchiam com substâncias como: areia, argila, etc. Tratavam as superfícies do corpo com resina derretida e logo depois enfaixavam o corpo e incluíam amuletos, jóias, etc. Agora o corpo pode ser colocado em seu sarcófago e está pronto para o funeral. As vísceras eram colocados em jarros chamados Canopos que representavam os quatro filhos do deus Hórus, nesses jarros os órgãos eram misturados com substâncias aromáticas e eram selados. O jarro que representava o deus Hapi, com forma de um babuíno, presidia os pulmões, o jarro que representava o deus Duametef, com forma de um chacal, presidia o estômago, o jarro que representava o deus Imset, com forma de uma cabeça humana, presidia o fígado e jarro que representava o deus Quebsnauf, com forma de um falcão, presidia o intestino delgado.






Após o embalsamamento do corpo, o morto era levado por Anúbis até a sala do Tribunal, e se apresentava a Osíris e a mais 42 deuses. O coração era pesado numa balança pelo deus Anúbis, e Tot anotava os resultados. O peso do coração vazia um contra peso com a pena de Maât, com isso se o coração fosse pesado pelas más ações ocorridos em vida, seu coração seria devorado por uma besta. E se o coração fosse leve como uma pluma ele seria acolhido pelos deuses.

2 comentários: