
O Faraó :
Era um rei todo-poderoso, proprietário de todo o território. Os campos, os desertos, as minas, os rios, os homens, as mulheres, o gado e todos os animais – tudo lhe pertencia. Ele era ao mesmo tempo rei, juiz, sacerdote, tesoureiro, general. Era ele que decidia e dirigia tudo, mas, não podendo estar em todos os lugares, distribuía obrigações para centenas de funcionários que o auxiliavam na administração do Egipto.
Os sacerdotes:
Tinham enorme prestígio e poder, tanto espiritual como material, pois administrava as riquezas e os bens dos grandes e ricos templos.
Os altos funcionários:
O mais importante era o vizir, responsável pela administração do império. Ele controlava a arrecadação de impostos, chefiava a policia, fiscalizava as construções e as obras públicas, além de pertencer ao mais alto tribunal de justiça e ser o comandante-em-chefe das tropas.
Os monarcas:
Eram administradores das províncias ou nomos. Assumiam funções importantes nas suas províncias, como as de juízes e chefe político e militar, mas estavam subordinados ao poder de faraó.
Os guerreiros:
Defendiam o reino e auxiliavam na manutenção de paz. Eram respeitados pelo faraó e pela sociedade. Tinham direito a vários benefícios, o que lhes garantia prestigio e riquezas.
Os escribas:
Provenientes das famílias ricas e poderosas, aprendiam a ler e a escrever e dedicavam-se a registar, documentar e contabilizar documentos e actividades da vida no Egito.
Os artesãos e os comerciantes:
Os artesãos trabalhavam especialmente para os reis, para a nobreza e para os templos. Faziam belas peças de adorno, utensílios, estatuetas, máscaras funerárias. Travalhavam muito bem com madeira, cobre, bronze, ferro, ouro e marfim.
Os comerciantes dedicavam-se ao comércio em nome dos reis e nobres ou em nome próprio, comprando, vendendo ou trocando produtos com outros povos, como cretenses, fenícios, povos da Somália, da Síria, da Núbia, entre tantos outros. O comércio forçou a construção de grandes barcos cargueiros.
Os camponeses:
Formavam a maior parte da população. Os trabalhos dos campos eram organizados e controlados pelos funcionários do faraó, pois todas terras eram do governo. As enchentes, os trabalhos de irrigação, semeadura, colheita, armazenamento dos grãos originavam trabalhos pesados e mal remunerados. O pagamento geralmente era feito com uma pequena parte dos produtos colhidos apenas o suficiente para sobreviverem. Viviam em cabanas humildes e vestiam-se de maneira muito simples. Os camponeses prestavam serviços também nas terras dos nobres e nos templos. À custa da pobreza dos camponeses eram cultivados cevada, trigo, lentilhas, árvores frutíferas e videiras. Faziam pão, cerveja e vinho.
Os escravos:
Eram, na maioria, perseguidos entre os vencidos nas guerras. Foram duramente forçados ao trabalho nas grandes construções, como as pirâmides, por exemplo. Os escravos eram minoria.
Gostei muito mas eu acho que cometeram um erro que é muito grave! desculpa se estou errada masacho que escreveram erraddo
ResponderEliminarTU ESCREVEU ERRADO
EliminarDemênte
Eliminareu so quero um ex: disso senao eu tiro (0) e ainda nao vou poder fazer teatro!
ResponderEliminareu so quero um ex: disso senao eu tiro (0) e ainda nao vou poder fazer teatro!
ResponderEliminarOlha meu nome é Manuelly e eu achei muito legal o seu texto informativo.
ResponderEliminarSó que você usou palavras muito erradas e um pouco sem a ver com o tópico pedido.
Sou prof. de História e tenho dois filhos a Maristely e o Henry Júnior,eu queria mostrar para eles a história dos egípicios.
Mas ele acabaram não entendendo muito...
Só para deixar claro eu usei o GOOGLE+ da minha sobrinha..rsrsrs
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarValeu cara
Eliminarobrigado me ajudou no meu trabalho de historia
ResponderEliminarCocó
ResponderEliminarGostei da explicação e está bem resumido a matéria.
ResponderEliminarQuantas classes sociais tinha o antigo Egipto?
ResponderEliminarOlá me chamo zahara e gostei muito do texto usei ele para um trabalho de história
ResponderEliminarVlw
ResponderEliminarseu trabalho esta uma merda
ResponderEliminarO que era usado para distinguir as classes sociais no antigo Egito?
ResponderEliminarDependia riqueza e das funçoes que cada um desempenhava
Eliminar